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(+351) 213 177 660  |   centrodearbitragem@autonoma.pt

CLÁUSULA ARBITRAL | OFERTA EXCLUSIVA

Conflitos de consumo

No Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL), comprometemo-nos em oferecer um serviço eficaz e acessível de resolução de conflitos de consumo, ajudando consumidores e fornecedores a encontrar soluções justas e equilibradas para as suas disputas.

Acreditamos que a arbitragem e a mediação são caminhos eficazes para garantir a justiça de forma célere e acessível, evitando processos judiciais mais demorados e complexos. No CAUAL, contamos com profissionais especializados que atuam como árbitros e mediadores, proporcionando um ambiente imparcial e seguro, onde ambas as partes podem expor as suas questões e colaborar na busca de um acordo que responda às suas necessidades.

Para garantir a acessibilidade deste serviço, disponibilizamos um procedimento simples e transparente, onde os consumidores podem submeter os seus conflitos de consumo através do formulário abaixo. Aqui, trabalhamos para que cada caso seja tratado com a máxima dedicação, promovendo uma relação de confiança e respeito entre as partes envolvidas.

Faça a sua ReclamaçãoDocumentação legalAgradecimentosInformação estatística
Pedido de Resolução de Conflito

No formulário infra, é possível submeter o seu pedido de esclarecimento ou o seu pedido de início de processo.

O CAUAL tem uma taxa de sucesso de 98%, através de mediação e o prazo médio para a resolução de processos é de 30 dias

Poderá, a todo o momento, desistir do processo, bastando que para tal, nos informe da sua decisão, para que possamos informas as partes


Clique aqui para dar início a um processo formal de queixa junto do CAUAL


Já contactou previamente o fornecedor/ prestador de serviço ou parte com quem tem um conflito?

De acordo com o Decreto-Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro , o consumidor deve, primeiro, tentar uma resolução do conflito diretamente com o fornecedor do bem ou serviço em questão antes de recorrer aos mecanismos de arbitragem ou mediação.

Esse ultimo contacto ocorreu há mais de 15 dias sem ter obtido uma resposta?

De acordo com o Artº 5 do Decreto-Lei n.º 74/2017, de 21 de junho, após a submissão de uma queixa no Livro de Reclamações, seja em formato físico ou eletrónico, a entidade visada é obrigada a responder ao consumidor no prazo de 15 dias úteis, a contar da data da apresentação da reclamação.
Esta resposta deve ser enviada para os contactos fornecidos pelo reclamante no momento da queixa.

Dados de contacto

Indique o seu nome completo
Indique o seu email para que o possamos contactar
Indique o seu número de telefone caso pretenda ser contactado por este meio
Indique a sua morada caso considere ser relevante para o caso

Informação da Empresa, Pessoa ou Entidade visada

Se conhecido
Nome da pessoa com quem tratou, se aplicável
Departamento/Setor Relacionado
Máximo de 3 opções

Detalhes do litígio

Descreva por breves palavras o assunto principal do conflito
Descreva a situação em detalhe
Se relevante para o assunto
Se relevante para o assunto
Se disponível, para identificação da transação
Já apresentou esta queixa a outras entidades oficiais?
Quais foram as entidades contactadas
Indique um máximo de 3 opções
Descreva as ações que já tomou anteriormente para resolver a situação

Consequências sofridas enquanto consumidor

Tipo de danos sofridos
Indique um máximo de 5 opções
Descreva detalhadamente os prejuízos sofridos, incluindo valores monetários, se aplicável

Informações Adicionais

Anexe ficheiros como fotos, documentos, capturas de ecrã, etc. que considere serem relevantes

Tamanho máximo do arquivo: 20MB

Testemunhas

Indique o nome e contacto de testemunhas se houver
Nome completo da testemunha
Email para contacto
Telefone para contacto, caso aplicável

Preferência de Resolução

Indique as formas possíveis que considere podem levar a uma boa resolução do conflito
Tipo de Resolução Pretendida
Indique um máximo de 5 opções
Método preferido de contacto
Escolha a forma como prefere ser contactado pelo CAUAL relativo a este assunto

Consentimento e Confirmação

Termos e Condições
  • Plano Anual de Atividades aprovado, em cumprimento do disposto no art.º 6.º n.º 1 al. h da Lei n.º 144/2015
  • Orçamento anual, em cumprimento do disposto no art.º 6.º n.º 1 al. h da Lei n.º 144/2015
Bom dia,
Agradeço toda a sua ajuda, a questão ficou resolvida.
Atenciosamente.
Bom dia,
Obrigado pelo seu cuidado face a esta situação. Sem si não tinha conseguido! Bem-haja
Muito obrigado,
Atentamente
Dra. Ana, muito muito obrigada.
Entretanto, a minha chefia entrou em contato com a chefia do membro da equipa pertencente a outra categoria profissional, e posso dizer que à partida o assunto estará resolvido.
Com os melhores cumprimentos,
Boa tarde
Tudo bem consigo?
O conflito com o banco está resolvido, enviaram-me me uma carta a assumir o erro.
A devolução dos valores cobrados a mais, embora pouco perceptível, foi feito através da devolução das totalidade pagas até agora e em seguida cobraram as mensalidades com spread contratualizado.
Cumprimentos e obrigado pela sua ajuda, foi fundamental
Boa tarde, agradeço imenso.
Obtive resposta que iriam reparar o ar condicionado, tal como pretendido.
Agradeço mais uma vez a sua intervenção Dra. Felícia, sem a qual não teria conseguido resolver esta situação.
Muito obrigada pelo seu esclarecimento e por todo o seu profissionalismo.
Ajudou muito e foi muito bom ter podido contar consigo.
Os melhores cumprimentos,
Boa tarde, Espero que se encontre bem. Muito agradeço a sua disponibilidade e atenção a este assunto. Confirmo que ficou tudo resolvido como eu queria.
Melhores Cumprimentos,
Exma. Senhora Dra.
Estou-lhe muito grata pelo seu interesse e intervenção.
Sem si não teria conseguido!
Os melhores cumprimentos,
Bom dia,
Agradeço o cuidado na atualização do processo.
Informo que a resposta vai de encontro ao que eu pretendia.
Muitoooooooooo obrigado.
Bom dia
Espero que esteja tudo bem consigo. Você consegue impossível.
Obrigado por tudo. Cumprimentos
Obrigado pela ajuda
Boa noite
Espero que tenha tido umas Festas muito Felizes.
Sim, o Diretor Executivo aceitou que todos os colaboradores com férias marcadas nesses dias as pudessem alterar para assim usufruírem da tolerância.
Agradeço-lhe todo o apoio dado e desejo um Excelente 2023.
RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES –ANO DE 2023
  • Problemas sistemáticos (art.º 9.º n.º 2 al. b) – situações de consumo com operadoras de telecomunicação, faturação e cessação de contratos. Questões com companhias áreas, nomeadamente, atrasos e cancelamentos de voos.
  • Taxa percentual de litígios recusados e fundamentos (art.º 9.º n.º 2 al. c) – Sendo que o CAUAL tem competência genérica e territorial, podendo abranger qualquer litigio legalmente arbitrável, apenas serão recusadas as reclamações que não se enquadrem no âmbito das competências do Centro, nomeadamente as questões que possam consubstanciar a pratica de um crime/ área criminal. No ano de 2023, o CAUAL não recusou nenhum processo.
  • Duração média de procedimentos (art.º 9.º n.º 2 al. f) – A duração média dos procedimentos de resolução alternativa de litígios no CAUAL tem, por princípio, um limite máximo de 90 dias, podendo este prazo ser alargado face à complexidade dos casos apresentados ou à densidade dos processos em tramitação. No ano de 2023, a duração média dos procedimentos de resolução alternativa de litígios no CAUAL foi de 30 dias úteis.”
ANÁLISE DA CONFLITUALIDADE DE CONFLITOS DE CONSUMO – NÚMEROS TOTAIS
Entrada de Processos e Arquivamentos
Processos EntradosProcessos ArquivadosProcessos Resolvidos
148134127
  • nos arquivamentos incluímos os processos resolvidos e aqueles em que houve desistência da ação.
Resultados do arquivamento
Mediação com acordoConciliaçãoArbitragemIncompetênciaDesistênciaMediação sem acordoRecusa de arbitragemOutros
3289607000
ANÁLISE DA CONFLITUALIDADE RELATIVA A SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS
  • Os restantes processos que não se incluem aqui, mas que estão no valor total (148), dizem respeito a outras questões de consumo, que não são aqui solicitadas.
Conflitualidade relativa aos serviços públicos essenciais
Serviços PostaisComunicações EletrónicasÁguaEletricidadeGásTransportes Públicos
Entrada de processos837823115
Arquivamento de processos837823115
Processos resolvidos73752193
Quadros de informação detalhada
Mediação com acordoConciliaçãoArbitragemIncompetênciaDesistênciaMediação sem acordoRecusa de arbitragemOutros
Serviços postais07001000
Comunicações Eletrónicas333001000
Água05003000
Eletricidade713201000
Gás010100000
Transportes públicos03101000
ANÁLISE DE CONFLITUALIDADE GERAL -PRINCIPAIS 10 TEMAS RECLAMADOS
Principais 10 temas reclamados
Consumo (em geral)EletricidadeGásMeoÁguaVodafoneNosFaturação (diversos)Lazer (hotéis, viagens, spas...)Ginásios - Fidelização
67231111877661