A Ordem dos Enfermeiros celebrou, em 2017, um protocolo de cooperação com o Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) que disponibiliza a todos os enfermeiros um serviço gratuito de mediação de conflitos.
Os Enfermeiros portugueses tornaram-se, assim, nos primeiros profissionais do setor da saúde a usufruir dos meios de Resolução Alternativa de Litígios, como alternativa aos tribunais.
Ao longo deste período, foram submetidos ao CAUAL milhares de casos, quer da esfera profissional, quer da vida privada dos Enfermeiros. O resultado deste serviço superou todas as expetativas. Mais de 98% dos processos foram resolvidos por acordo.
A Ordem dos Enfermeiros disponibiliza a todos os Enfermeiros este serviço prestado pelo CAUAL que inclui, entre outros, a resolução de conflitos profissionais (entre colegas, com a hierarquia, com as administrações das unidades de saúde), mas também os pessoais (conflitos familiares, de consumo, laborais, em contexto desportivo, de vizinhança, escolares, comerciais).
Os conflitos submetidos ao CAUAL têm um caráter sigiloso e são integralmente gratuitos para Enfermeiros.
Contactos:
Telefone: 21 317 76 60 (horário de atendimento – 9.00 às 18.00)
E-mail: enfermeiros.mediacao@autonoma.pt
Ou
Preencha o seguinte formulário
A informação submetida por este formulário é tratada com a máxima confidencialidade pelo Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa. Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.